Friday

Friday é um assistente virtual automotivo de diagnóstico inteligente que que trabalha junto com um device conectado no carro do usuário. Ele fornece as informações mais importantes do carro, por exemplo: nível do combustível, temperatura do motor, etc. E quando algo não vai bem, ele notifica o usuário direto no seu aparelho mobile e oferece soluções de acordo com o problema através da AI (inteligência artificial) em uma interface conversacional.

Friday

Anotações

Como esse foi meu primeiro projeto com AI tive a oportunidade de aplicar todas as minhas anotações e conhecimentos teóricos em interfaces conversacionais.

O time

2 Devs (full stack), 1 designer UI, 1 engenheiro de software e 1 estrategista de conteúdo. Nesse projeto trabalhei como Gerente de Produto conduzindo a equipe no desenvolvimento do produto, definindo as funcionalidades, validando novas soluções, wireframes, UI, montando protótipos e escrevendo código da árvore de decisão do Bot (script de conversação). Naming e branding também entram na conta.

Processo

Durante o processo de criação do produto foi usada a abordagem Google Design Sprint, trabalhamos com validações de idéias. Processo simples: reunião de alinhamento com a equipe, idéias, wireframes, protótipos e testes. A idéia de usar Design Thinking foi sugerida, mas devido ao tempo curto e equipe enxuta tive que descartar essa abordagem.

Ferramentas

  • Adobe XD (UI e protótipo)
  • Brackets (editor de código Adobe)
  • Gulp (build)
  • Tachyons (biblioteca CSS)
  • Xmind (Mind Mapping Tool)
  • APIs Google
  • Microsoft Bot Framework (SDK open source)
  • Slack
  • Trello

No gimmicks

A escolha do framework da Microsoft para inteligência artificial (AI) foi baseado na sua fácil integração - literalmente - com ferramentas de terceiros (Facebook Messenger, Slack, Telegram, Skype , etc), SDK open source e curva de aprendizado baixa. O projeto ganhou 2 prêmios do Behance em Design de Interação e UX e uma citação da Adobe por causa do nome peculiar.

Friday

Friday

Friday

Friday

Friday

Friday

Friday

Friday

Friday

Friday

Friday

Friday

Friday

Friday

Friday

Friday

Friday

Friday

Friday

Friday

Friday

Friday

Friday

Friday

Friday

Friday

Contato

lenine.neto[at].gmail.com

(21) 98150 4750 // Rio de Janeiro