LARA

Lara é um projeto que combina tecnologias de AI (inteligência artificial) e práticas UX. Uma assistente financeira digital que dá uma visão das atividades financeiras, hábitos de gastos e dicas sobre como melhorar a saúde financeira. A assistente fornece toda as informações bancárias sem a necessidade de ficar perdendo tempo no meio de tantas opções. Qual meu saldo? Qual o limite do meu cartão? Qual a próxima conta a ser paga? Todas as informações disponíveis de forma rápida.

LARA dá conselhos financeiros simples e permite que você tome medidas diretamente a partir do aplicativo. LARA se conecta as suas contas e fornece recomendações - como resolver a dívida do cartão de crédito com juros baixos, plano de investimento e formas de economizar.

Lara

Anotações

Esse projeto foi bem peculiar por que tive de flutuar entre várias disciplinas do UX que não estava acostumado. Pude aprofundar meus estudos em processamento de linguagem natural (NLP). 8 semanas de trabalho para criar um produto funcional (isso foi uma restrição). Com o prazo curto em mente, o foco foi na criação de um MVP nas 2 primeiras semanas. Com as restrições, as equipes sabiam exatamente o que fazer e por quanto tempo. A comunicação era de alto nível a interação entre as equipes foram fundamentais para o projeto. Fazíamos pequenas reuniões diárias (sprints) de 10min para reportar o andamento do projeto e durante o dia idéias surgiam e eram apresentadas. Incentivei as parcerias entre equipes de design e tecnologia para imaginar experiências desejáveis e viáveis alimentadas por dados e algoritmos.

O time

1 Analista de sistemas, 1 Analista de teste, 2 Devs (full stack), 1 designer, 1 consultor (sistema financeiro) e um estrategista de conteúdo. Nesse projeto trabalhei como Gerente de Produto / UX Designer planejando e organizando as equipes, definindo funcionalidades e UI. Naming e branding foram feitas /in house/.

Processo

Durante o processo de criação do produto foi usada a abordagem Google Design Sprint, trabalhamos com validações de idéias. Processo simples: reunião de alinhamento com a equipe, idéias, wireframes, protótipos e testes.

Ferramentas

  • Adobe XD (UI e protótipo)
  • Brackets (editor de código Adobe)
  • API.Ai (Framework Google)
  • Xmind (Mind Mapping Tool)
  • Trello
  • Slack

No gimmicks

Nesse projeto tive meu primeiro contato com a plataforma de AI do Google, a sua integração com ferramentas de terceiros é bem abrangente, uma biblioteca de código para várias linguagens de programação. Atualmente essa está sendo minha principal ferramenta para soluções AI. Já utilizei o Microsoft Bot Framework, mas a solução Google é a melhor opção para projetos complexos.

A utilização do AI tem uma estratégia “Designing for Growth”. Growth é um termo que significa crescimento, mas no caso de UX tem a finalidade de adquirir novos usuários, ativá-los e garantir que eles continuem voltando. Sistemas que aprendem com o comportamento dos usuários. De forma reduzida é: bom design + estratégia de conteúdo + análise de dados. Chatbots com inteligência artificial é extremamente versátil, amigável e personalizável.

Lara

Lara

Lara

Lara

Lara

Lara

Lara

Lara

Lara

Lara

Lara

Lara

Lara

Lara

Lara

Lara

Lara

Lara

Lara

Lara

Lara

Lara

Lara

Lara

Lara

Lara

Lara

Lara

Contato

lenine.neto[at].gmail.com

(21) 98150 4750 // Rio de Janeiro